You are currently viewing A poda de erva-mate: O sétimo fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate

A poda de erva-mate: O sétimo fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate

A poda de erva-mate: o sétimo fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate

Você sabia que se não tiver os cuidados na hora da poda da erva-mate, também poderá afetar na qualidade final do produto ?

Saiba que a erva-mate não é tudo igual, e com isso você tem a possibilidade de desfrutar de diversas experiências.

Se você vem nos acompanhando, já falamos de uma série de fatores que influenciam no aroma e sabor da erva-mate. Você pode conferir logo abaixo:

No artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate, foi descrito sobre 3 fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o Terroir, a escolha da muda e a preparação do solo.

Já no artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Tipos de cultivo conhecemos um pouco mais sobre isso e o impacto sobre a erva-mate.

Em outro artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Sombreamento falamos um pouco sobre um ponto muito importante. A sombra na planta, luminosidade e muito mais…

E no artigo: Colheita certa: O sexto fator que influencia no sabor da erva-mate. 

Falamos um pouco sobre as colheitas da erva-mate e as ferramentas corretas.

Com isso, vamos seguir!

Foto: BREHMER EQUIPAMENTOS CANOINHAS

7 . Cuidados com a poda da erva-mate

Quando falamos em poda de erva-mate já imaginamos uma pessoa com aptidões técnicas para realizar tal função. Mas isso nem sempre ocorre. 

O preparo e a disponibilização da mão de obra técnica ainda é um grande desafio para a colheita da erva-mate no Brasil. 

E a falta desses profissionais prejudica diretamente a produtividade e a longevidade dos ervais. Os cuidados com a poda das erveiras irão interferir na continuidade da atividade e isso poderá impactar posteriormente na manutenção da floresta. 

Por isso, várias entidades governamentais e associações vêm trabalhando fortemente para suprir essa escassez de mão de obra especializada. 

Temos como exemplo o Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate, implantado e gerido pela Emater, RS/Ascar.  

Tendo como uma das frentes de trabalho a capacitação e assistência técnica para técnicos, agricultores, tarefeiros e viveiristas em Boas Práticas Agrícolas – BPA erva-mate.

Na foto abaixo está um grupo de mateicultores e ervateiros gaúchos, durante uma visita técnica a uma plantação de erva-mate durante a capacitação em BPA.

Foto: Emater-RS

O Podador e o Tarefeiro

No país vizinho, Argentina, o podador ou tarefeiro, tem um reconhecimento e remuneração diferenciada dos outros trabalhadores na colheita, justamente pelo motivo desse operador ter se profissionalizado e ser um elemento fundamental no retorno financeiro ao dono do erval.

Vejamos aqui uma nota de ações do INYM (Argentina) em prol dos cuidados com a poda:

De acordo com uma reportagem do INYM (INSTITUTO NACIONAL DE LA YERBA MATE), o presidente do Conselho de Administração deste instituto, Juan José Szychowski, relata que pequenos produtores de erva-mate e tarefeiros  receberam motosserras, roçadeiras, tesouras elétricas e balanças digitais para pesagem de raídos de folhas verdes, enquanto o biofertilizador foi fornecido pelo Governo de Misiones. “

Somente entre os implementos que entregamos hoje somam mais de três milhões de pesos”, disse mapeando assim o investimento que vem sendo feito no setor primário da atividade ervateira.

Ele lembrou que o fornecimento de ferramentas e implementos é realizado semanalmente e de forma agendada nas localidades da bacia produtora. 

Fonte: Entregamos herramientas en la localidad de Apóstoles (inym.org.ar)

Conclusão

Citamos acima um exemplo de ações em prol do melhoramento da poda na Argentina através do fornecimento de equipamentos apropriados, justamente para ilustrar quão sério é o assunto quando se trata de cuidados com a poda. 

Na foto abaixo podemos constatar o resultado de uma boa poda com corte liso em forma de bisel, feita com tesoura elétrica. 

Foto: BREHMER EQUIPAMENTOS CANOINHAS

Por isso enfatizamos a importância de o produtor de erva-mate buscar apoio técnico junto aos órgãos de extensão rural em seus Estados. 

Citamos : Emater-RS/Ascar, Epagri-SC, IDR-PR, Empaer-MS e Embrapa Florestas.

Em relação a interferência no sabor de um erval mal conduzido, talvez não seja tão perceptível, mas os cuidados que os tarefeiros e transportadores aplicam ao manuseio da erva-mate é extremamente relevante para garantir a sanidade das folhas até a chegada à indústria, e é justamente isso que o programa Boas Prática Agrícolas – BPA garante.

Até aqui você entendeu diversas coisas, não é mesmo ?

Então é a hora de começar a experimentar novos aromas e sabores. No nosso site www.chimatearia.com.br temos diversos tipos de erva-mate ( link ) para você ter na sua rotina.

Erva Mate de real qualidade já comprovada!

Acesse agora e confira nossos produtos!

Fique atento(a) para o nosso próximo artigo sobre os fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate no nosso blog chimatearia/blog

Até o próximo!

 

Deixe um comentário