Câmara da Erva-Mate Prioriza Demandas

Artigo publicado no Informativo Técnico do Mate – INFOMATE, n.73, de 11 de Outubro de 2021, por Ilvandro Barreto de Melo

Os integrantes da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, em reunião realizada no dia 07 de outubro de 2021, definiram as demandas prioritárias a serem trabalhadas no período de 2022 e 2023, no atendimento da cadeia produtiva ervateira gaúcha.

As demandas irão compor o edital do próximo chamamento público para gestão do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Erva-Mate (FUNDOMATE), previsto para ser publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) no final de 2021.

O Fundomate tem por finalidade custear e financiar as ações, projetos e programas da cadeia produtiva da erva-mate no RS. Tem base legal na Lei nº 14.185, de 28/12/2012.

As demandas priorizam divulgação da cadeia produtiva e seus produtos; capacitações e treinamentos técnicos voltados às boas práticas agrícolas (BPA), direcionados aos viveiristas e produtores, às boas práticas de fabricação (BPF), focadas à indústria; incentivos à pesquisa científica aplicada à inovação e ao   desenvolvimento tecnológico; apoio às entidades representativas do setor e aquisição de equipamentos para a instalação de um Centro Vocacional Tecnológico da Erva-mate (CVT).

A priorização das ações é fundamental para uma aplicação racional dos recursos, vistos serem insuficientes para o atendimento de todas as necessidades da cadeia produtiva ervateira. Mesmo assim, de forma parcial, muito contribuem para o desenvolvimento setorial ervateiro.

Conclusões Finais

Neste artigo entendemos sobre o atendimento da cadeia produtiva ervateira gaúcha.
Para mais conteúdos, acesse o nosso blog: Chimatearia/blog

Para ficar por dentro de todas as nossas atualizações nos siga no instagram: @chimatearia

Até o próximo!

Deixe um comentário