A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DA NOSSA ERVA-MATE

floresta

 

A erva-mate é uma árvore-planta originária da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) que atualmente ocupa uma área que representa apenas 12,5% do que era originalmente, aos poucos foi sendo transformada em lavouras e reflorestamentos de árvores exóticas para atender às necessidades da economia globalizada.

O manejo sustentável da erva-mate nativa é o principal responsável pela manutenção das florestas que compõem o bioma da Mata Atlântica e fez com que as florestas permanecessem competitivas economicamente em comparação com as atividades da monocultura. O cultivo de erva-mate sombreada no sistema agroflorestal (SAF), que é o consórcio desta planta junto às espécies arbóreas nativas já existentes na floresta da Mata Atlântica, possibilita restaurar florestas e recuperar áreas degradadas que já haviam sido totalmente descaracterizadas da paisagem original.

As florestas de erva-mate sombreadas são responsáveis pela preservação de um vasto ecossistema dentro da Mata Atlântica, pois a erva-mate é a única atividade econômica que coexiste sem degradar o meio-ambiente. Também é responsável por possuir um grande poder de absorção de gás-carbônico da atmosfera e devolver grande quantidade de oxigênio limpo.

Os fragmentos da Mata Atlântica provam a importância que as florestas de araucária e erva-mate representam para manter os corredores ecológicos preservados possibilitando a migração das diversas espécies da fauna silvestre que habitam estes espaços.

 

 

Tudo se complementa quando o homem faz o uso consciente do meio em que vive.

Ao comprar um produto de erva-mate nativa ou sombreada você estará ajudando a recuperar e preservar a fauna, a flora, o ar e a coexistência das populações tradicionais que são os atores responsáveis por promover a harmonia entre homem e natureza.