Oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o processo na indústria e as melhores regiões para plantio da erva-mate. 

Oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o processo na indústria e as melhores regiões para plantio da erva-mate. 

O oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o processo na indústria e as melhores regiões para plantio da erva-mate. 

A forma do processo na indústria pode influenciar nos aromas e sabores da erva-mate ?

Existem regiões de melhor plantio para a erva-mate ?

Sim e sim. É comum passar despercebido aos consumidores ao comprar a erva-mate já empacotada e disponível no mercado, o tipo de processo realizado na indústria, e a compreensão de que o processo influencia e muito as percepções sensoriais do produto.

Já trouxemos diversos conteúdos evidenciando os fatores que influenciam nessas percepções e que trazem características distintas no paladar. Veja abaixo os nossos últimos artigos que explicam sobre esses fatores.

No artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate, foi descrito sobre 3 fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o Terroir, a escolha da muda e a preparação do solo.

Já no artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Tipos de cultivo conhecemos um pouco mais sobre isso e o impacto sobre a erva-mate.

Em outro artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Sombreamento falamos um pouco sobre um ponto muito importante. A sombra na planta, luminosidade e muito mais…

E no artigo: Colheita certa: O sexto fator que influencia no sabor da erva-mate. 

Por último, no artigo: A poda certa: O sétimos fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate

E no sétimo fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate, mostramos alguns cuidados e curiosidades sobre a poda certa da planta erva-mate.

Então vamos em frente para entender o oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate!

8- Processo na indústria

Vamos entender agora um pouco mais sobre o processo na indústria ervateira.

Mas antes prepare seu mate!

Podemos afirmar que existem dois processos bem distintos para o processamento da erva-mate até o estágio de Cancheada, que é a erva mate sem umidade (seca) e apenas triturada, não passando por processos finais, como moagem e peneiramento, composta pelas folhas secas com diâmetro médio de 1cm e palitos com comprimento médio de 5 cm.

  • Sistema de secagem rápida – Rotativo
  • Sistema de secagem lenta – Esteira

Como esses processos podem interferir no sabor da erva-mate ?

Sistema de secagem rápida – Rotativo. 

Conforme o nome já descreve, esse conjunto de máquinas possui a vantagem de possibilitar o processamento com um tempo bem menor que o sistema de esteira. 

Em média leva 30 minutos para os galhos de erva-mate passarem por todo o sistema de: esteira alimentadora, sapeco, picador, secador e armazenamento, resultando como produto primário a erva-mate Cancheada. 

Os equipamentos de sapeco e secador consistem em dois cilindros metálicos, sendo o secador constituído por três cilindros com diâmetros distintos inseridos um dentro do outro, fazendo com que a erva-mate percorra pela extensão dos três tubos através da gravidade entre pequenas chapas fixadas internamente. 

A temperatura média interna no secador é de 130° C. Neste sistema é utilizado duas fornalhas, sendo uma para o sapeco e outra para o secador. 

Em função de a erva-mate levar 30 minutos para sair pronta, há pouca incidência de fumaça sobre o aroma final do produto, desde que a lenha utilizada esteja bem seca. 

Portanto, ao tomar o chimarrão o consumidor sempre irá sentir a presença de fumaça, mas de forma bem sutil. A maior parte da erva-mate consumida no Brasil é proveniente deste processo.

Sistema de secagem lenta – Esteira. 

Este processo pode ser subdividido em secador com fumaça e secador sem fumaça.  

Os equipamentos consistem em: esteira alimentadora, sapecador, secador de esteira, malhador ou cancheador (moinho) e armazenamento, resultando como produto primário a erva-mate cancheada.  

Vamos entender melhor!

Secador de esteira com fumaça: 

Esse sistema consiste em ar quente direto da fornalha com a presença de fumaça passando entre as folhas e ramos de erva-mate que estão distribuídos sobre a esteira de tela metálica. 

O tempo de secagem pode levar até quatro horas, por isso é chamado de secagem lenta. Em relação a fumaça, ela se torna mais marcante na percepção sensorial devido ao tempo em contato com as folhas. 

Porém existe mercado certo para este produto, podemos citar o Uruguai, Chile e Argentina. 

No mercado brasileiro essa erva-mate pode ser usada para compor um blend com a erva-mate obtida no processo de secagem rápida.

Secador de esteira sem fumaça: 

Neste processo é utilizado na fornalha um equipamento denominado de Trocador de Calor. 

Como o nome já define, o calor é indireto, ou seja, o fogo com a fumaça, aquecem vários tubos metálicos pelos quais o ar é conduzido internamente sendo levado para câmara de secagem onde as folhas se encontram. 

Não é um equipamento barato, devido a grande quantidade de metal e complexidade na montagem. No entanto, é cada vez maior a procura por erva-mate sem a interferência da fumaça. 

Os clientes deste tipo de produto estão principalmente na Europa e América do Norte. Esse produto pode ser utilizado tanto para infusão como também em indústrias de extratos, que depois utilizam na fabricação de bebidas aromatizadas, cervejas, cosméticos, energéticos e entre outros. 

E com certeza, tudo isso faz parte dos fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate.

Sugiro que quando estiver passando por uma região ervateira, procure visitar uma empresa do ramo para entender melhor através de uma experiência direta com o processo. 

Tenho a certeza que você achará incrível!

Foto: Luis Mario Dranka

9- Regiões do melhor plantio  

Será que a região pode determinar um produto diferenciado? A resposta é sim!

No primeiro assunto abordado sobre os fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate, foi relatado sobre a influência do terroir, e sim, de fato isso está interligado com a região. 

Relembrando:

Conjunto de fatores que influenciam na abrangência do termo terroir:

  • Topografia;
  • Geologia;
  • Pedologia;
  • Drenagem;
  • Clima e microclima;
  • Castas (na uva, são as diferentes variedades e seus usos);
  • Intervenção humana;
  • Cultura, história e tradição.

Conforme está relacionado acima, podemos compreender que de acordo com cada região haverá distinções em relação a clima, solo, umidade, insolação, variedades, etc. 

A área de ocorrência natural da erva-mate no Brasil é nos três estados do sul e no sul do Mato Grosso do Sul.  

A maior parte dessa região está inserida na Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária). A altitude média de ocorrência da erva-mate varia de 400m a 1.200m acima do nível do mar. 

Nessas regiões, o clima é quente e úmido no verão, apresentando inverno mais rigoroso que a média brasileira. 

Segundo a Embrapa Florestas, são considerados solos aptos para o plantio da erva-mate aqueles que apresentam textura argilosa, com boa profundidade e drenagem adequada. 

Apesar de a espécie ocorrer naturalmente em solos de baixa fertilidade, com altos teores de alumínio e pH baixo, ela deve ser cultivada em solos com fertilidade natural de média a alta.

Foto: Luis Mario Dranka

As percepções sensoriais auxiliam a identificar padrões organolépticos das diferentes regiões ervateiras, tais como: cor, brilho, odor, sabor e textura. 

Essas características determinam o destino comercial do produto final das ervateiras, ou a composição de blends das variantes para atender ao gosto de uma determinada região ou país.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas com nossos artigos, mas caso ainda tenha alguma, fique à vontade para nos escrever, que iremos buscar sua resposta.

Conclusão

Neste artigo você entendeu o oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate e já está pronto(a) para o próximo passo!

Mas que passo seria esse ?

Começar a fazer parte da nossa família! Uma erva-mate muda totalmente uma rotina e produtividade se for usada da maneira certa.

Por isso, temos excelentes opções no nosso site www.chimatearia.com.br 

Confira lá e aproveite!

 

Deixe um comentário