O oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o processo na indústria e as melhores regiões para plantio da erva-mate.
A forma do processo na indústria pode influenciar nos aromas e sabores da erva-mate ?
Existem regiões de melhor plantio para a erva-mate ?
Sim e sim. É comum passar despercebido aos consumidores ao comprar a erva-mate já empacotada e disponível no mercado, o tipo de processo realizado na indústria, e a compreensão de que o processo influencia e muito as percepções sensoriais do produto.
Já trouxemos diversos conteúdos evidenciando os fatores que influenciam nessas percepções e que trazem características distintas no paladar. Veja abaixo os nossos últimos artigos que explicam sobre esses fatores.
No artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate, foi descrito sobre 3 fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: o Terroir, a escolha da muda e a preparação do solo.
Já no artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Tipos de cultivo conhecemos um pouco mais sobre isso e o impacto sobre a erva-mate.
Em outro artigo: Fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate: Sombreamento falamos um pouco sobre um ponto muito importante. A sombra na planta, luminosidade e muito mais…
E no artigo: Colheita certa: O sexto fator que influencia no sabor da erva-mate.
Por último, no artigo: A poda certa: O sétimos fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate
E no sétimo fator que influencia no sabor e aroma da erva-mate, mostramos alguns cuidados e curiosidades sobre a poda certa da planta erva-mate.
Então vamos em frente para entender o oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate!
8- Processo na indústria
Vamos entender agora um pouco mais sobre o processo na indústria ervateira.
Mas antes prepare seu mate!
Podemos afirmar que existem dois processos bem distintos para o processamento da erva-mate até o estágio de Cancheada, que é a erva mate sem umidade (seca) e apenas triturada, não passando por processos finais, como moagem e peneiramento, composta pelas folhas secas com diâmetro médio de 1cm e palitos com comprimento médio de 5 cm.
- Sistema de secagem rápida – Rotativo
- Sistema de secagem lenta – Esteira
Como esses processos podem interferir no sabor da erva-mate ?
Sistema de secagem rápida – Rotativo.
Conforme o nome já descreve, esse conjunto de máquinas possui a vantagem de possibilitar o processamento com um tempo bem menor que o sistema de esteira.
Em média leva 30 minutos para os galhos de erva-mate passarem por todo o sistema de: esteira alimentadora, sapeco, picador, secador e armazenamento, resultando como produto primário a erva-mate Cancheada.
Os equipamentos de sapeco e secador consistem em dois cilindros metálicos, sendo o secador constituído por três cilindros com diâmetros distintos inseridos um dentro do outro, fazendo com que a erva-mate percorra pela extensão dos três tubos através da gravidade entre pequenas chapas fixadas internamente.
A temperatura média interna no secador é de 130° C. Neste sistema é utilizado duas fornalhas, sendo uma para o sapeco e outra para o secador.
Em função de a erva-mate levar 30 minutos para sair pronta, há pouca incidência de fumaça sobre o aroma final do produto, desde que a lenha utilizada esteja bem seca.
Portanto, ao tomar o chimarrão o consumidor sempre irá sentir a presença de fumaça, mas de forma bem sutil. A maior parte da erva-mate consumida no Brasil é proveniente deste processo.
Sistema de secagem lenta – Esteira.
Este processo pode ser subdividido em secador com fumaça e secador sem fumaça.
Os equipamentos consistem em: esteira alimentadora, sapecador, secador de esteira, malhador ou cancheador (moinho) e armazenamento, resultando como produto primário a erva-mate cancheada.
Vamos entender melhor!
Secador de esteira com fumaça:
Esse sistema consiste em ar quente direto da fornalha com a presença de fumaça passando entre as folhas e ramos de erva-mate que estão distribuídos sobre a esteira de tela metálica.
O tempo de secagem pode levar até quatro horas, por isso é chamado de secagem lenta. Em relação a fumaça, ela se torna mais marcante na percepção sensorial devido ao tempo em contato com as folhas.
Porém existe mercado certo para este produto, podemos citar o Uruguai, Chile e Argentina.
No mercado brasileiro essa erva-mate pode ser usada para compor um blend com a erva-mate obtida no processo de secagem rápida.
Secador de esteira sem fumaça:
Neste processo é utilizado na fornalha um equipamento denominado de Trocador de Calor.
Como o nome já define, o calor é indireto, ou seja, o fogo com a fumaça, aquecem vários tubos metálicos pelos quais o ar é conduzido internamente sendo levado para câmara de secagem onde as folhas se encontram.
Não é um equipamento barato, devido a grande quantidade de metal e complexidade na montagem. No entanto, é cada vez maior a procura por erva-mate sem a interferência da fumaça.
Os clientes deste tipo de produto estão principalmente na Europa e América do Norte. Esse produto pode ser utilizado tanto para infusão como também em indústrias de extratos, que depois utilizam na fabricação de bebidas aromatizadas, cervejas, cosméticos, energéticos e entre outros.
E com certeza, tudo isso faz parte dos fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate.
Sugiro que quando estiver passando por uma região ervateira, procure visitar uma empresa do ramo para entender melhor através de uma experiência direta com o processo.
Tenho a certeza que você achará incrível!
Foto: Luis Mario Dranka
9- Regiões do melhor plantio
Será que a região pode determinar um produto diferenciado? A resposta é sim!
No primeiro assunto abordado sobre os fatores que influenciam no sabor e aroma da erva-mate, foi relatado sobre a influência do terroir, e sim, de fato isso está interligado com a região.
Relembrando:
Conjunto de fatores que influenciam na abrangência do termo terroir:
- Topografia;
- Geologia;
- Pedologia;
- Drenagem;
- Clima e microclima;
- Castas (na uva, são as diferentes variedades e seus usos);
- Intervenção humana;
- Cultura, história e tradição.
Conforme está relacionado acima, podemos compreender que de acordo com cada região haverá distinções em relação a clima, solo, umidade, insolação, variedades, etc.
A área de ocorrência natural da erva-mate no Brasil é nos três estados do sul e no sul do Mato Grosso do Sul.
A maior parte dessa região está inserida na Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária). A altitude média de ocorrência da erva-mate varia de 400m a 1.200m acima do nível do mar.
Nessas regiões, o clima é quente e úmido no verão, apresentando inverno mais rigoroso que a média brasileira.
Segundo a Embrapa Florestas, são considerados solos aptos para o plantio da erva-mate aqueles que apresentam textura argilosa, com boa profundidade e drenagem adequada.
Apesar de a espécie ocorrer naturalmente em solos de baixa fertilidade, com altos teores de alumínio e pH baixo, ela deve ser cultivada em solos com fertilidade natural de média a alta.
Foto: Luis Mario Dranka
As percepções sensoriais auxiliam a identificar padrões organolépticos das diferentes regiões ervateiras, tais como: cor, brilho, odor, sabor e textura.
Essas características determinam o destino comercial do produto final das ervateiras, ou a composição de blends das variantes para atender ao gosto de uma determinada região ou país.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas com nossos artigos, mas caso ainda tenha alguma, fique à vontade para nos escrever, que iremos buscar sua resposta.
Conclusão
Neste artigo você entendeu o oitavo e o nono fator que influenciam no sabor e aroma da erva-mate e já está pronto(a) para o próximo passo!
Mas que passo seria esse ?
Começar a fazer parte da nossa família! Uma erva-mate muda totalmente uma rotina e produtividade se for usada da maneira certa.
Por isso, temos excelentes opções no nosso site www.chimatearia.com.br
Confira lá e aproveite!